segunda-feira, 14 de março de 2011

3 Receitinhas - Macaron


 Olá, meninas! Bem, hoje eu vou estreiar uma nova tag aqui no blog: Receitinhas. Eu A-M-O cozinhar, e aqui eu vou dividir algumas das minhas comidinhas favoritas com vocês, espero que gostem.
 Para a receita de inauguração, eu escolhi um doce que aprendi a fazer tem pouco tempo: o Macaron. Primeiro vamos a um pouquinho de história.

 "Nascido na Itália, o macaron se origina da palavra maccherone, que quer dizer massa fina. No século XVI, o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. As primeiras a fazer os biscoitinhos na França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy."


 Imagina só que gracinha uma tea party da realeza! Agora, vamos lá! (com essa receita dá pra fazer de 15 a 20, dependendo do tamanho. Eu faço eles maiores do que pede na receita - por isso que dá 15- mas vou postar aqui exatamente como eu a encontrei, aí fica a critério de vocês)

Ingredientes:

Massa
125 g de farinha de amêndoas, se não encontrar pode ser farinha de castanha de caju.
200g de açúcar de confeiteiro
Claras de 3 ovos
3 colheres de sopa de chocolate em pó
30g de açúcar refinado
Gotas de corante à sua escolha, para obter a cor desejada

Recheio (Ganache de chocolate)
1 colher de sopa de manteiga
130 g de chocolate em barra ao leite 
3 colheres de sopa de nata

Modo de preparo:

Massa
1- Misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o chocolate.
2- Passe a mistura por uma peneira para obter um pó fininho, reserve.
3- Aqueça as claras no microondas por 30 segundos, mexa, veja se perdeu um pouco da viscosidade, se necessário coloque por mais 30 segundos até deixar morninho.
4- Só tome cuidado para não deixar cozinhar. (verdade! rs)
5- Coloque as claras numa batedeira, bata até formar clara em neve, depois misture aos poucos o açúcar refinado.
6- Quando formar um creme firme acrescente o corante misturando bem.
7- Desligue a batedeira e acrescente a mistura que você peneirou aos poucos misturando com um batedor de mão. (eu usei colher de pau mesmo xD)
8- Quando estiver bem homogêneo, coloque a massa num saco de confeiteiro. (não precisa se você não tiver, é só colocar com cuidado usando uma simples colher)
9- Pegue uma forma forrada com papel manteiga e untada com farinha e manteiga, esprema o saco de modo que sejam dispostas na forma 40 bolinhas macarons.
10- Deixe descansar por 20 minutos, as bolinhas ficarão achatadas e devem ter aproximadamente 2 cm de largura cada, não esqueça de deixar um espaço entre cada macaron.
11. Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus por aproximadamente 15 minutos, sendo que deve se deixar o forno entre aberto com uma colher de pau nos últimos 8 minutos.
12- Deixe esfriar os macarons.
13- Caso fique difícil de tirá-los da forma sem quebrá-los (e fica), umedeça a forma com um pouco de água para que o papel manteiga absorva essa água soltanto mais facilmente os macarons. (dá certo mesmo)

Recheio
1- Derreta o chocolate no microondas, leve os ingredientes do recheio ao fogo baixo misturando bem até formar um creme liso.
2- Recheie uma face do macaron e feche com outro macarron como se fosse um biscoito recheado.



 OBS: Dá pra fazer com vários tipos de recheio, o ganache foi só uma sugestão (já que é o meu preferido).

Fonte: Nécessaire

3 comentários:

  1. Ai, que delícia! Macarons são tão gostosinhos! *-* Apesar do que, sou uma pessoa sem prática na cozinha, então ainda me pareceu meio complexo... Mas aí é normal! XD
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Tenho tanta vontade de experimentar macarons, mas não acho farinha de amêndoas nem de castanha de caju :~ E são tão bonitos! *w*

    ResponderExcluir
  3. Parece gostoso. Vou tentar faze-los

    ResponderExcluir